domingo, 16 de março de 2008

Tibete


"Dez pessoas morreram em confrontos na capital Lhassa durante os protestos dos monges budistas, anunciou a agência oficial Nova China, mas o governo tibetano no exílio afirma que foram uma centena de manifestantes."
(Jornal Expresso)



E vocês, acreditam em QUEM...?

15 comentários:

Sorrisos em Alta disse...

Claramente nos chineses. Os monges não são flor que se cheire (pelo menos a mim, não me dá para cheirar flores gordas e carecas!)!
;o)

Charmoso disse...

Eu sou muito franco! Não consigo confiar em gajos que andam o dia todo de vestido!

bjs com charme

b disse...

Bem, mais vale rir que chorar, lá isso é verdade, mas "flores gordas e carecas"...??? Mas eles são vegetarianos e passam horas a meditar sem sequer comer um pequeno-almoço decente...! E "flores"...??? Só porque não têm namoradas, isso não quer dizer que os tratemos por "flores", sorrisos, não vos tomava por preconceituosos...agora é que vos descobri a...Careca!!!!

Bem, mas isto é um assunto sério e
eu tenho uma certa afinidade pelo tema, confesso. Com ou sem saias...:o)

b disse...

Quanto ao Sr. "Charmoso", muito obrigada pela intervenção, fiquei foi sem perceber depois de uma espreitadela ao seu perfil, se existe efectivamente um blogue, ou não...?

Cátia disse...

Pois é b, este não é um assunto muito grave. O que acontece no Tibete é um genocidio, ha muito tempo. Estes acontecimentos não sao de agora, apenas nem sempre aparecem na televisão. Morreram ja milhares de pessoas no Tibete nos ultimos anos, pelo simples facto de morarem no sitio errado...

Obrigada pela chamada de atençao.
Beijnhos

bono_poetry disse...

apesar de ser o tecto do mundo o tibete nunca teve a paz que um povo tao ligado na harmonia e no compreendimento humano atraves da alma e do espirito...sao os budistas tibetanos uma fonte inesgotavel de paciencia e tolerancia para com o proximo...mao tse ainda e responsavel pelo mal que fez a esta nacao de paz...que dizer quando no seu proprio pais ja vivem mais chineses(forca ocupante)do que tibetanos ?alem de que a ausencia do seu chefe espiritual continua a esbarrar nos chefes diplomaticos de td o mundo(o nosso foi um exemplo recente)e de uma falta de coragem do mundo em nao intervir...os ingleses deram o seu melhor na contenda mas nao tiveram apoio internacional e agora?deixar desaparecer mais uma civilizacao unica?nao e de facto agradavel ser tibetano neste momento...mas se eu fosse um dirigente qq de um pais como o nosso sentiria vergonha nas accoes que nao fiz!!!

Bárbara disse...

Pois é Cátia, também eu sei disso,, só não concordo é que "tenham nascido no pais errado", nasceram no pais que é deles, o sítio está certo, quem o ocupou é que está muito, muito errado. Por tudo, pelo acto e pelos métodos aplicados. Mas hajam os interesses económicos, cujos meios na maior parte das vezes não justificam o fim, um fim "global", tanto em voga nos dias de hoje. E só para acrescentar algo ao post do "bono_poetry", como é que se espera "vergonha na cara" pela falta de acção dos governantes políticos se ela praticamente já não existe naquelas que tomam...? Havia de haver vergonha para muita, muita coisa, mas às tantas, havendo, os mesmos por vezes são reeleitos...a "culpa" não é só de quem faz a asneira, é também de quem a deixa fazer, afinal de contar, estamos a falar maioritariamente de países democráticos onde existe poder de voto para apoiar ou não causas e conceitos de governação...! Estendi-me...não..?
:o)

Sorrisos em Alta disse...

B,

Urge fazer um esclarecimento: falava realmente de flores, no verdadeiro (e único?) sentido da palavra. Não chamei "flores" aos monges.
Acredita que não sou MESMO preconceituoso e nem levei para aí a conversa.
MESMO!!!!!!

Beijo florido
;o)

b disse...

Oh "sorriso", também eu estava a brincar, aproveitei a "deixa" e levei a conversa para a brincadeira. Qualquer pessoa que já vos tenha "lido" sabe que não são preconceituosos, nem insensíveis, eu é que peço desculpa pelo mal-entendido que causei.

Beijo sorridente,
b

Sorrisos em Alta disse...

Para já escusas de vir com essa conversinha de me tratar por vocêses, que eu sou só um, mas não preciso cá de amigos para me defender.

E sabendo, como bem sabes, que estou a tentar criar um blog honesto, sincero e credível (tipo telejornal), que necessidade é que há de recorrer a essa arma menor que é o humor?
Hein?

LOL

PS - Obrigado pela boa disposição

b disse...

Ah...mas não sabia mesmo...!
"Voçes" de "Dj Alice e Dj João Nuno" e de "Sorrisos", claro!!!

Mas combinado, vou passar à primeira pessoa do singula, ou preferes "voçê" , por causa da coisa "tipo telejornal"...LOL!

Sorrisos em Alta disse...

Sim, por favô, cara, mi tráta por Dôna Álici, viu?
;o)

marta disse...

Nos inocentes chineses, tá bom se ver...
Pobres invasores...

lampâda mervelha disse...

Ora ora ora... um lado diz que foram 10, o outro diz que foram 100... é apenas uma questão de números.

E se fossem 1.000, mudava? Então e que tal 10.000... ainda não? Vamos lá tentando colocar a fasquia mais alta.... ahmm... uns dez milhões, hum? Mudaria alguma coisa?

Quando existem outros interesses, pouco ou nada mesmo importa, de quantos zeros afinal existem para a direita...

Há vidas mais valiosas, interesses mais importantes que as mesmas. Quanto valeram os milhões no Ruanda? Quanto continuam a valer os do Sudão?

Nada.

E quando os filhos do Holocausto guardam para si mesmos uma eterna vitimização, francamente parece-me que a condescendência é nula para com vive lado a lado na história das atrocidades. Tantos mais Holocaustos que nem nos "media" passaram mais que umas letrinhas a dizer "limpeza étnica".

Façam como há mais de três décadas a esta parte. Continuem a enviar as sacas de farinha como se tudo isso limpasse a culpa.

Enfim, vamos "cantando e rindo"... mesmo neste género de desabafo.

b disse...

É isso...:o(. Nem sei o que mais diga até porque as tuas palavras podiam ser minhas, olha sei lá...boa Páscoa.